terça-feira, 23 de junho de 2009

Artistas que estou conhecendo e admirando suas obras...


Paul Klee – Pintor suíço, de nacionalidade alemã, nasceu em 18 de dezembro de 1879. Iniciou sua carreira na arte como músico, influenciado por seus pais. Durante a adolescência, optou pelas artes visuais, iniciando seus estudos na Academia de Belas Artes, em Munique. Desenhista nato experimentou influências de várias tendências artísticas, incluindo o expressionismo, cubismo e surrealismo, interpretando-as à sua maneira. Além das artes visuais, destacou-se também por suas contribuições teóricas; foi professor da escola de arte moderna Bauhaus. Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido – misturando-os, muitas vezes, em uma só obra. Também fazia uso de pintura a esguicho, recortes com facas, carimbos e verniz, entre outros. Destaca-se a beleza das cores, luminosidade e criatividade nas suas obras. Paul Klee faleceu em 1940 na Suíça, vítima de uma doença progressiva, a esclerodermia.

Clique aqui para visualizar algumas obras de Paul Klee.
"Sessenta e cinco anos após a morte do artista, a cidade e o cantão de Berna construíram um grandioso memorial em sua homenagem: O Museu Paul Klee.



Tarsila do Amaral – Considerada uma das mais importantes pintoras brasileiras, nasceu em 1886, em Capivari (SP). De família fazendeira rica, da qual herdou o amor à arte. Estudou no Colégio Sion, e completou seus estudos na Espanha, onde pinta com 16 anos seu 1º Quadro denominado "Sagrado Coração de Jesus. Em algumas passagens pela Europa, aperfeiçoou sua tendência cubista em contato com diversos mestres da arte e participou de exposições. No Brasil, se integra com os intelectuais do grupo modernista. Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. Suas obras, de formas volumosas, cores fortes, vibrantes, retratando muita brasilidade. Os tons e a luminosidade presente em seus desenhos evidenciam a beleza das obras. Faleceu em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973.

Visite o site oficial e aprecie as obras:http://www.tarsiladoamaral.com.br/

Alfredo Volpi - pintor ítalo-brasileiro, nascido em Lucca, na Itália em 14 de abril de 1896. Veio com a família para São Paulo com 1 ano de idade. Desde pequeno gostava de misturar tinta e criar novas cores. Exerceu vários ofícios antes de firmar-se como pintor. Autodidata, começou a pintar em 1911. Em suas obras, marcadas pela presença das formas e cores, Volpi recebeu influências de pintores impressionistas e clássicos, criando sua própria linguagem na pintura. Inicialmente retratava cenas da natureza, evoluindo para produções dominadas pelo estilo abstrato geométrico. Volpi fazia suas próprias tintas, diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, adicionando pigmentos naturais (terra, argila, ferro,...) sendo esta, característica notável em suas obras, transmitindo simplicidade e beleza. Participou de várias exposições no Brasil mas, é em 1944 que realiza a primeira exposição individual. Em 1954, participa da Bienal de Veneza. Faleceu em 28 de maio de 1988 .










Nenhum comentário:

Postar um comentário