domingo, 9 de agosto de 2009

Contribuições do cinema para a reflexão do"Ser professor no contexto atual"

Dentre as propostas de reflexão sobre o "Ser professor no contexto atual", os filmes "Entre os muros da escola" e "O sorriso de Monalisa"proporcionaram olhares sobre situações de cotidiano da nossa realidade educacional.

"Entre os muros da escola", traduz, com muito realismo, as situações cotidianas de uma escola parisiense, ao ponto de causar-nos a impressão de estarmos diante de um documentário da realidade educacional de muitas escolas brasileiras.
O distanciamento do currículo e metodologia propostos para com a realidade cotidiana dos alunos, as diversidades étnicas e sociais, desencadeando conflitos, desmotivação para a prática do ensino-aprendizagem, professores perplexos e angustiados diante do quadro desesperador que se compõe.
Somos desafiados a conquistar espaço e o respeito dos alunos para que possamos interagir com eles, trocar experiências, conhecer o que sabem , o que desejam, estimulá-los para a busca do conhecimento, sem que, para isso, sejamos colocados em constante julgamento das nossas falas e atitudes.

"O sorriso de Monalisa" traz muitas reflexões sobre a importância e influência das práticas pedagógicas na vida dos educandos, da sociedade e do professor, através das situações que vão se desenrolando na bem conceituada e conservadora escola de Wellesly, onde a determinada professora de História da Arte, enfrenta a resistência de uma instituição e da sua comunidade escolar, buscando a aproximação da Arte com o cotidiano de suas alunas, na tentativa de ampliar possibilidades e expectativas para o futuro das mesmas, proporcionando o despertar da reflexão e crítica sobre a vida, indo além do conteúdo formatado nas apostilas.
Ao mesmo tempo em que busca o despertar do pensamento crítico e reflexivo na construção dos conhecimentos, a professora também é convidada a renovar suas práticas, repensar suas concepções e perceber que, além da polêmica, suas ações trouxeram desacomodação e a busca autônoma da realização pessoal.
Muito atuais as propostas reflexivas, essenciais para o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva do professor sobre suas práticas pedagógicas e a influência que as mesmas exercem sobre a sociedade.
Nos deparamos com as resistências de uma sociedade acostumada aos padrões transmitidos de geração em geração e, muitas vezes, nós também somos resistentes ao que propõe construção, diversidade de opiniões, de olhares múltiplos, deixando de lado a falsa segurança das práticas conteudistas da transmissão do que foi dito, registrado como certo.

A formação continuada de professores, o olhar crítico e reflexivo sobre as práticas pedagógicas, sobre a realidade e o contexto histórico e social do educando, são essenciais para um sistema educacional que visa contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, estimulando o pensamento crítico-reflexivo, a busca autônoma pela construção do conhecimento e o prazer na aprendizagem significativa.

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