quinta-feira, 1 de abril de 2010

PROCESSOS E LINGUAGENS TRIDIMENCIONAIS



DIÁRIO VIRTUAL

MEU PERFIL


Olá, sou Alexandra Rita Flores. Leciono em uma escola da rede municipal de Novo Hamburgo, na área de Artes para o 5°ano e Informática Educativa do JN4 ao 5°ano. Tenho muito interesse pela área humana, expressão, relação e comportamentos. A formação no curso de Artes Visuais surgiu como um desafio e tem me preparado boas surpresas. Continuo voltada para as relações e expressões humanas, contando com a Arte para a construção de conhecimentos, aperfeiçoamento das minhas práticas e relações com o mundo. Desejo conhecer cada vez mais sobre a arte, a cultura, sua trajetória e as possibilidades que ela proporciona para a expressão e interação do ser humano consigo e com o meio, bem como, compartilhar com colegas e professores as vivências que vão se desenhando.

MEU CADERNO DE REGISTROS:


NICHO POÉTICO:


OBJETOS AUTOBIOGRÁFICOS:

A escolha dos objetos autobiográficos me trouxe uma reflexão bem significativa. Claro que, imediatamente, a presença do meu esposoValdir e dos meus filhos ocupam o topo da minha lista, por isso, escolhi:

  • As alianças representando o amor, união, parceria e cumplicidade que compartilhamos desde que nos conhecemos;

  • Um carrinho que representa meu filhote de 10 anos, o Lucas, apaixonado por carros, uma criança encantadora, exemplo para mim em muitas das suas atitudes;

  • O pingente de bailarina representando minha "menina-flor", a Dani de 11 anos, uma pré-adolescente encantada com as novas descobertas, apaixonada por dança, historiadora nata, dona de uma risada sem igual;

  • O colar de miçangas representando minha fase de realizações, de novos projetos, de mulher mais segura, feliz com as conquistas e desafios que vão surgindo e com a história de vida que vai se desenhando...

    PRENSAUTO












REFLEXÃO, CONSTRUÇÃO




DEPOIMENTO REFLEXIVO DO PRENSAUTO


São objetos que, tanto individual, como coletivamente, trazem relações à família, pela composição de brinquedo, criança, casamento, menino, menina, filhos. Acredita que a ideia afetiva do laço familiar, fica bem expressa e clara ao olhar do outro.

Minhas produções artísticas normalmente são ligadas à expressão das minhas relações afetivas, dos relacionamentos humanos, das vivências experimentadas nestas relações.

Durante a construção do prensauto, refleti sobre a fixação dos objetos autobiográficos, representantes de muita afetividade para mim, na sola do meu pé. Talvez meu lugar preferido para eles fosse a mão. Mas, quem sabe, levando em conta que, nas marcas da caminhada da minha vida eles são presenças certas, consigo trazer sentido à imagem que obtive.

Assim, pensando na proposta de uma exposição, construiria um caminho, uma estrada coberta de areia da praia, onde cada prensauto seria distribuído formando a sequência de passos, num caminho infinito, onde um espelho finalizaria o caminho, dando a ideia de continuidade.

Esta exposição possibilitaria reflexões sobre a vida, caminhos de cada um, marcas das nossas vidas, pessoas, valores, sentimentos, emoções, heranças afetivas, afetivas que nos acompanham. Acredito que o outro, o visitante, poderia refletir sobre a diversidade de expressões presentes na exposição e sobre a sua própria construção, sua estrada. Meus objetivos iniciais, ressaltando as emoções, afetividade, relações humanas, podem ser atingidos através desta proposta de reflexão, desta exposição.


DIGITAIS URBANAS:

Através da proposta do professor Carusto, realizei uma coleta de impressões de diferentes texturas em locais variados da minha cidade, atividade que foi nomeada "Digitais Urbanas".


Para a realização da mesma, contei com a participação e auxílio de toda a família. Material preparado, saímos todos: eu, meu esposo e meus filhos para a coleta das digitais. Olhos atentos, câmera fotográfica preparada, endereço,... Será que deu certo? Ficou legal?


O apoio e parceria dessa turma é fundamental!


Algumas digitais:







Clique em Digitais Urbanas para acessar meu álbum no Picasa.


Clique em Mapa das Digitais Urbanas para navegar no mapa, localizando os pontos da cidade onde coletei as digitais.

ANDANTE:




Iniciei o trabalho do andante em busca de inspiração nas obras de artistas maravilhosos: Matisse, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Paul Klee, Wassily Kandinsky. Não foi fácil selecionar uma obra.



No entanto, "As mulheres errantes" - Lasar Segall, cativou-me de forma geral, contextualizando com a proposta da atividade, com as ideias e leituras que tenho feito sobre a arte, enfim, perfeito.





O local da foto veio em minha mente durante a preparação do Andante. A Praça do Imigrante, no centro de Novo Hamburgo, que tem este calçamento em mosaico com preto e branco. Fiquei muito satisfeita com o conjunto, com a construção do Andante.






PROJETO: INTERVENÇÃO URBANA "DESTINO?

À cada dia crescem os problemas ambientais relacionados à poluição, ao descarte inadequado e indevido dos resíduos sólidos, responsáveis por possíveis danos à saúde dos seres vivos e do meio ambiente.
Através da proposta organizada pelo Projeto de Educação Ambiental, nossa escola é um posto de recolhimento de pilhas e baterias. No entanto, percebemos que a participação da comunidade é muito pequena, provavelmente pela falta de conhecimento sobre os danos causados por estes materiais.
Assim, percebendo a arte como expressão humana, capaz de sensibilizar e promover a reflexão crítica, o Projeto Intervenção Urbana “Destino?” tem por objetivo:


· Promover a sensibilização e reflexão crítica da comunidade escolar sobre a necessidade da participação efetiva da sociedade na coleta para o descarte adequado de pilhas e baterias, materiais que possuem metais pesados em sua composição, causando contaminação do solo, água e riscos à vida dos seres vivos, bem como, uso consciente destes materiais.

O projeto Intervenção urbana “Destino?”, será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Hermes da Fonseca, seguindo os seguintes passos:

1) Em reunião com o professor responsável pelo Projeto de Educação Ambiental da escola, proposta de parceria para a sensibilização e reflexão crítica da comunidade escolar, visando maior participação e consciência da mesma, na ação de coleta e descarte adequado das pilhas e baterias.
2) No encontro de Reflexão, realizado semanalmente na escola, onde participam todas as turmas reunidas na área coberta, alguns alunos representantes do projeto de Educação Ambiental lançarão alguns questionamentos sobre o uso, utilidades e descarte das pilhas e baterias.
3) A professora Alexandra apresenta aos alunos o projeto “Destino?”, explicando a proposta de reunir o maior número possível de pilhas e baterias descartadas, a fim de montar uma instalação (intervenção urbana) na área coberta que terá a forma de um ponto de interrogação e será preenchido com as pilhas e baterias recolhidas. Cada turma receberá um recipiente identificado (garrafa pet), onde colocarão os materiais para o descarte trazidos pelos alunos. Além dos materiais de descarte, a professora propõe que os alunos tragam suas dúvidas e questionamentos sobre o assunto em pequenos cartazes (tamanho ofício), os quais serão expostos no mesmo local, em forma de placas dispostas pelo ponto de interrogação.
4) Durante a primeira semana, na área coberta, o ponto de interrogação será desenhado no chão (área total de, aproximadamente, doze metros quadrados), demarcando o espaço a ser preenchido pelas pilhas e baterias que vão sendo trazidas pelos alunos, assim como as questões e dúvidas expostas em placas. Diariamente, as turmas recebem a visita de alunos representantes do Projeto de Educação Ambiental, motivando e estimulando a participação na construção da intervenção urbana.
5) Na semana seguinte, as turmas poderão fazer a observação da intervenção urbana construída com a participação de todos e após, realizarão comentários e reflexões em sala de aula, buscando possíveis respostas para os questionamentos encontrados na instalação, através de pesquisa individual, em grupo, no laboratório de informática, na biblioteca, de acordo com a proposta que cada professor titular adotar. Assim como as respostas ou esclarecimentos forem surgindo, poderão ser fixadas junto às placas dos respectivos questionamentos. Simultaneamente, os alunos poderão continuar trazendo as pilhas e baterias e depositando-as no espaço demarcado durante todo o período da intervenção (aproximadamente duas semanas).
6) Ao final da segunda semana, no encontro de Reflexão será disponibilizado um espaço para as turmas que desejarem socializarem suas observações, experiências e descobertas. Os representantes do projeto de Educação Ambiental salientarão a importância da continuidade da participação de todos no recolhimento e descarte adequado das pilhas e baterias.
7) A intervenção urbana estará acessível para visualização e apreciação dos pais e comunidade escolar em geral, sendo divulgada nos encontros e reuniões com os mesmos.
8) Após o período da intervenção urbana, as pilhas e baterias serão encaminhadas para o Projeto de Educação Ambiental da escola que dará destino adequado aos materiais, conforme esclarecido no decorrer do trabalho realizado.
9) Os recipientes de coleta continuarão nas salas de aula para a continuidade da proposta trazida pelo Projeto de Educação Ambiental.

Desenho do projeto de Intervenção Urbana: “Destino?”


OBS.: O desenho acima é apenas uma ilustração exemplificando a proposta do projeto.
O projeto será realizado na escola, conforme descrição acima, assim que for possível, respeitando a organização do calendário da escola e atividades propostas pelo mesmo. No momento, as turmas estão envolvidas em outras atividades e propostas, às quais exigem movimentação e engajamento de todos para a realização das mesmas.


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